quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

6º dia da novena em preparação ao Santo Natal.

                                                 

          Após a primeira consulta,  o médico diagnosticou que o meu estado é grave.  – “Suspeito que a irmã tem aquilo sobre o que me perguntava, mas Deus Todo- poderoso tudo pode”. Quando entrei no meu quarto, mergulhei em oração de ação de graças por tudo o que o Senhor me enviou durante a vida toda, submetendo-me inteiramente à Sua santíssima vontade. Uma profunda alegria e paz inundaram a minha alma. Sentia uma paz tão profunda que, se a morte ocorresse naquele momento, não lhe diria: “Espera, porque ainda tenho assuntos para resolver”. Não, eu a saudaria com alegria, porque estou pronta para o encontro com o Senhor, não apenas hoje, mas desde o momento em que confiei plenamente na misericórdia de Deus, submetendo-me inteiramente à Sua santíssima vontade, cheia de misericórdia e compaixão. Sei o que sou por mim mesma... Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1679]. Jesus eu confio em Vós.

                                   

Neste sexto dia da nossa Novena de Natal, o Evangelho de Lucas nos relata a visitação a Isabel
Maria parte apressadamente, sem demora, ao encontro de sua prima que necessitava de ajuda. A disponibilidade e o desprendimento da Virgem Maria são as atitudes que a Igreja nos propõe para meditar neste dia.
Voltemos nosso olhar para a atitude de Maria para vermos como estamos vivendo com aqueles que estão ao nosso lado.
Motivação:  Neste sexto dia da novena de Natal, seguir preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem de Maria, de José, o estábulo, o berço, a vaca e o burro, colocar agora os pastores, manifestando como eram as pessoas sensíveis e humildes que acompanharam o Senhor em seu nascimento.
Que cada um coloque sua vida e a vida de toda família nas mãos do Menino Deus, para que Ele nos encha de Suas bênçãos e graças.
Façamos algum gesto ou atitude de sensibilidade e solidariedade. Ir ao encontro das pessoas que necessitadas de alguma ajuda, seja material ou espiritual. Sem que nos peçam, ofereçamos nossa presença e nossa solidariedade.
Oração inicial: Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo.
Tu que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-o palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.
Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.
Maria, Virgem Grávida, nós te pedimos que, ao acompanhar-te, sejas tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho, e assim sermos capazes de recomeçar, e ser curados interiormente, para celebrar e viver a vida de Deus em nós.
Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo seu Filho centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre. Amém.
Leitura: Lucas 1, 39-45
Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia,  onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou:  "Bendita é você  entre as mulheres,  e bendito é o filho
que você dará à luz!
Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?
Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria.
Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!". Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor!

Aprofundamento no Evangelho. Leia a Palavra e detenha-se nela. Veja os detalhes dos personagens. Faça uma leitura, gaste tempo para conhecê-la e escute o Senhor. Veja a atitude de Maria e de Isabel, o que fazem, o que dizem, como se relacionam.
Contemplação: É buscar apropriar-se do texto, não olhá-lo com expectador, mas ser participante da cena. Ter uma relação pessoal e direta com os personagens. Usar a imaginação para conhecê-los e aprofundá-los interiormente.
Oração: Maria, minha mãe, agradeço-te por teu testemunho, por teu exemplo, por tua prontidão e disponibilidade em estar atenta às necessidades de quem necessitava da tua ajuda. Agradeço por tua atitude de serviço e entrega, porque não duvidaste nem demoraste a se fazer presente. Agradeço por ter sido capaz de se desinstalar para ser sensível e solidária com Isabel. Maria, tu que sabias estar junto a quem necessitava de tua presença, tu que nos mostra como viver a vida, vem nos acompanhar nestes dias que nos preparamos para o nascimento de teu Filho. Vem, Virgem Santa, ajudar-nos a colocar nosso coração para receber teu Filho. Amém.
Oração: Menino Jesus, quando tua Mãe chegou na casa de Isabel, João saltou de alegria em seu ventre e ela fez uma profissão de fé reconhecendo que era você quem a visitava, chamou sua mãe de ‘A Mãe do meu Senhor’. Agora, também nós queremos te dar um espaço em nossa vida, pretendemos que você venha e que tenhas um lugar especial. Por isso Senhor, pedimos-te que nos ajude a tomar consciência do significado de teu nascimento, da grandeza desse acontecimento. Ajuda-nos a valorizar Teu gesto de amor e que, este Natal, seja um tempo de profundo reconhecimento e ação de graças por tudo o que significa e o Senhor nasça em nosso meio. Dê-nos de presente a graça de valorizar e reconhecer Teu gesto salvador nascendo de mulher e sendo um de nós. Ajuda-nos para que neste Natal, o Senhor seja o centro de nossa celebração. Amém.
Oração Final: Maria, Virgem Mãe de nosso Senhor, levou o Deus da vida em tuas entranhas e Lhe deu vida humana. Sendo a Mãe de Deus, tu sabes ser serviçal e atenta às necessidades de tua prima Isabel, por isso, ajuda-nos a saber, ver e ser sensíveis às necessidades dos que nos rodeiam, a sermos capazes de renunciar a nós mesmos e ir ao encontro dos demais. Ajuda-nos a sermos generosos em nosso tempo e com nossos bens para ajudar aos que necessitam, para que, como a Senhora, estejamos disponíveis e abertos para nos dar aos demais. Maria, Virgem Mãe, que saiamos apressadamente sem demora, prontamente, ao encontro dos que necessitam de nossa ajuda. Maria, que levemos Jesus e sejamos mensageiros da alegria e da paz, consolo e fortaleza, ajuda e solidariedade, para que, neste Natal, muitos possam reconhecer o teu Filho como Deus e Senhor, e que você seja hoje e sempre: “a Mãe de nosso Senhor” e nossa Mãe. Amém.

Fonte: http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/novena-de-natal/novena-de-natal-6o-dia/
Oração de São Pedro Canísio
Quando me atrevi
a tocar o Teu coração,
Fonte de amor,
e dele acalmar a minha sede,
então Tu me prometeste uma veste,
tecida em três partes e capaz
de cobrir
a nudez de minha alma.
Estas três partes da veste
relacionam-se perfeitamente
com as minhas tarefas:
São elas a paz,
o amor e a perseverança.
Ornado(a) com esta veste da salvação,
senti em mim a certeza
de que nada me faltará,
mas que tudo eu conseguirei
para a Tua honra.
(São Pedro Canísio, 1521 - 1597)

Nenhum comentário:

Postar um comentário