sábado, 10 de dezembro de 2022

Maria é a mulher que pisa na cabeça da serpente após a queda de Eva.

    

               Missa da Páscoa. [17.04.1938]. Antes da Missa da Páscoa, senti-me tão fraca que perdi a esperança de tomar parte da procissão dentro da igreja, e disse ao Senhor; “Jesus, se Vos agradáveis as minhas orações, fortalecei-me para essa hora, para que consiga participar da procissão”. – Nesse mesmo instante me senti forte e certa de que podia ir com as outras irmãs. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1668]. Jesus eu confio em Vós.

                                      

COROA DO ADVENTO
As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.
Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/advento-alegre-espera-do-senhor

ORAÇÃO: Senhor Jesus, celebrar o Teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Ao acender cada vela desta coroa do Advento, queremos acender em nós a esperança, o amor, a fraternidade e a salvação, por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nosso coração. Vem Jesus!

Esta pintura foi feita por uma artista e irmã norte-americana e ficou conhecida como “Virgin Mary consoles Eve”. A Virgem Maria consola Eva.


As duas mulheres concebidas sem o pecado original estão numa cena bem feminina: a mãe da humanidade segundo a ordem natural e a mãe da humanidade redimida segundo a Graça.


1) A Virgem Maria toca levemente o rosto de Eva a consolando.


2) Eva entristecida, segura em uma das mãos a maçã (símbolo medieval do fruto da árvore proibida), e em outra, A Virgem maria leva-a a tocar o fruto do seu Ventre. Por um veio a condenação, pelo outro a Salvação.


3) Maria sorridente, longe de demonstrar soberba mostra misericórdia por Eva e com olhar de mãe mostra que aquele erro passado ficou para trás graças ao seu Filho.


4) A serpente enrolada aos pés de Eva é pisada por outro lado pela Virgem Maria. A mesma que enganou Eva no Paraíso, é derrotada por Maria.


5) Nos calcanhares de Eva enrolada a serpente que levou toda a geração humana o pecado, no ventre da Virgem Maria o filho que redime todo o ser humano. O chamado proto-evangelho (Gn3,16), é cumprido. Maria é a mulher que pisa na cabeça da serpente após a queda de Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário