Missa da Páscoa. [17.04.1938]. Antes da Missa da Páscoa, senti-me tão fraca que perdi a esperança de tomar parte da procissão dentro da igreja, e disse ao Senhor; “Jesus, se Vos agradáveis as minhas orações, fortalecei-me para essa hora, para que consiga participar da procissão”. – Nesse mesmo instante me senti forte e certa de que podia ir com as outras irmãs. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1668]. Jesus eu confio em Vós.
ORAÇÃO: Senhor Jesus, celebrar o Teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Ao acender cada vela desta coroa do Advento, queremos acender em nós a esperança, o amor, a fraternidade e a salvação, por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nosso coração. Vem Jesus!
Esta pintura foi feita por uma artista e irmã norte-americana e ficou conhecida como “Virgin Mary consoles Eve”. A Virgem Maria consola Eva.
As duas mulheres concebidas sem o pecado original estão numa cena bem feminina: a mãe da humanidade segundo a ordem natural e a mãe da humanidade redimida segundo a Graça.
1) A Virgem Maria toca levemente o rosto de Eva a consolando.
2) Eva entristecida, segura em uma das mãos a maçã (símbolo medieval do fruto da árvore proibida), e em outra, A Virgem maria leva-a a tocar o fruto do seu Ventre. Por um veio a condenação, pelo outro a Salvação.
3) Maria sorridente, longe de demonstrar soberba mostra misericórdia por Eva e com olhar de mãe mostra que aquele erro passado ficou para trás graças ao seu Filho.
4) A serpente enrolada aos pés de Eva é pisada por outro lado pela Virgem Maria. A mesma que enganou Eva no Paraíso, é derrotada por Maria.
5) Nos calcanhares de Eva enrolada a serpente que levou toda a geração humana o pecado, no ventre da Virgem Maria o filho que redime todo o ser humano. O chamado proto-evangelho (Gn3,16), é cumprido. Maria é a mulher que pisa na cabeça da serpente após a queda de Eva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário