domingo, 13 de agosto de 2023

Semana nacional da Família de 13 a 19 de agosto de 2023. Eu confio no Senhor, a minha alma espera na sua palavra.

 

Ano de 1928. Excursão ao Calvário.
Quando cheguei a Vilna por dois meses, para substituir uma Irmã que foi para a terceira provação, acabei por permanecer ali mais tempo. Certo dia a Madre Superiora queria me proporcionar uma alegria e permitiu que, em companhia de uma irmã, eu fosse ao Calvário para a (assim) chamada ¨comemoração dos pequenos caminhos¨. Fiquei muito feliz com isso. Embora fosse bastante perto, devíamos viajar de barco, tal como o desejava a Madre Superiora. À noite, Jesus me disse: - Eu desejo que fiques em casa. Respondi: ¨Jesus, já está tudo preparado, uma vez que devemos partir amanhã e o que eu farei agora?¨ O Senhor me respondeu: Essa excursão será prejudicial à tua alma. Respondi a Jesus: ¨Afinal, Vós podeis arranjar isso, guiai de tal forma as circunstâncias para que seja feita a Vossa vontade. ¨Nesse momento, soou a campainha para o descanso. Com um olhar, despedi-me de Jesus e fui à cela.
Amanheceu um dia bonito; a minha companheira estava feliz pela grande alegria que teríamos, porque poderíamos visitar tudo; mais eu estava certa de que não iríamos, embora não houvesse até aqui nenhum obstáculo para que não fôssemos.
Deveríamos receber a Santa Comunhão mais cedo e partir logo após ação de graças. Então, durante a Santa Comunhão, de um bonito tempo fez-se um dia completamente diferente. Não se sabia como as nuvens cobriam todo o céu e começou a chover torrencialmente. Todos ficaram admirados, porque de um tempo tão bonito não se esperaria chuva tão repentina e ainda que em tempo tão curto houvesse tamanha mudança.
A Madre Superiora me disse: ¨Que pena as Irmãs não poderem viajar. ¨Respondi: ¨Madre, não faz mal que não vamos, é vontade de Deus que fiquemos em casa. ¨Contudo, ninguém sabia que era o expresso desejo de Jesus que eu ficasse em casa. Passei o dia todo em recolhimento e meditação; agradecia ao Senhor por me ter retido em casa. Nesse dia, Deus me concedeu muitos consolos celestiais.
Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 64]. Jesus eu confio em Vós!


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 14,22-33

Depois de ter saciado a fome à multidão,

Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco

e a esperá-lo na outra margem,

enquanto Ele despedia a multidão.

Logo que a despediu,

subiu a um monte, para orar a sós.

Ao cair da tarde, estava ali sozinho.

O barco ia já no meio do mar,

açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário.

Na quarta vigília da noite,

Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar.

Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar,

assustaram-se, pensando que fosse um fantasma.

E gritaram cheios de medo.

Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo:

«Tende confiança. Sou Eu. Não temais».

Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor,

manda-me ir ter contigo sobre as águas».

«Vem!» – disse Jesus.

Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas,

para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se,

gritou: «Salva-me, Senhor!»

Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o.

Depois disse-lhe:

«Homem de pouca fé, porque duvidaste?»

Logo que saíram para o barco, o ventou amainou.

Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus,

e disseram-Lhe:

«Tu és verdadeiramente o Filho de Deus».

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.

2.º domingo de agosto 
Vocação para a vida em família e dia dos pais 
Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo do teu filho Jesus,  venho hoje te pedir que estendas Tuas Mãos Divinas sobre todos os pais,  abençoando-os.
 Abençoa, Senhor, o pai amigo e companheiro,  o pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão,  mas também o pai ausente, colocando em seu coração todo o Teu Amor.
 Abençoa, Senhor, o pai que hoje recebe o abraço de seus filhos,  e o pai que chora a ausência do filho que partiu para Teus braços.
 Dá a este o consolo da mansa saudade e enxuga,  com Teu Divino Manto, as lágrimas que vertem de seus olhos.
 Estende, Senhor, Tuas mãos de Amor sobre todos os pais,  concedendo-lhes os dons da paciência,  compreensão, tranquilidade, ternura, justiça,  fé em Deus e esperança quanto à vida e aos seus filhos.
 Concede-lhes Amor, muito Amor,  para que cada filho seja, para seu pai, um pai.
 E para que cada pai seja, para seu filho, um filho.
 E aos filhos cujos pais estão junto a Ti,  dá a fé e o entendimento de que os pais nunca vão embora.
 Eles apenas mudam de lugar. São José, rogai por nós. 

Rogai pelos Pais.

“Família, fonte de vocações” é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Família 2023, que ocorre de 13 a 19 de agosto. Mesmo tema do 13º Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país. Para conduzir as atividades dessa semana, é oferecido o subsídio Hora da Família.

Para o secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, é nas famílias que as vocações precisam ser trabalhadas: “cada família deve proporcionar para que seus membros descubram aquele chamado que Deus, no seu infinito amor, colocou no íntimo de cada coração e que é a única possibilidade de vida feliz. Quem não descobre sua vocação não terá um coração alegre e realizado!”.

Também o lema escolhido recorda o Ano Vocacional, sendo a mesma passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Padre Crispim recorda que o tema do ano passado, “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, foi uma introdução daquilo que é proposto para ser vivenciado pela Pastoral Familiar, pelas comunidades, pelos grupos de movimentos e as famílias agora.

“É importante que as famílias se preocupem com a profissão de seus membros, mas antes, que se debrucem sobre a vontade de Deus para com cada pessoa na família. Proporcionar que, especialmente as crianças e os jovens, sintam o chamado de Deus, seja ao Matrimônio, ao Sacerdócio, à vida religiosa etc., o chamado foi Deus que fez, ninguém tem o direito de interferir nele, mas de facilitar sua descoberta”, sinaliza.

Durante a Semana Nacional da Família são promovidas diversas atividades em todo o país, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. A Pastoral Familiar oferece o subsídio Hora da Família Especial, com roteiros de encontros para cada dia da semana, além de uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

Fonte:https://www.cnbb.org.br/semana-nacional-da-familia-tema-sintonia-com-3o-ano-vocacional/

Dia 22 de agosto celebraremos SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA RAINHA, hoje inicia a novena segue o link http://aveluz.ning.com/profiles/blogs/novena-a-nossa-senhora-rainha-inicio-13-de-agosto-festa-22-de

Nenhum comentário:

Postar um comentário