domingo, 27 de agosto de 2023

Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 4º domingo do agosto, dia do Leigo e do Catequista.

Trevas e tentações.

A minha mente estava estranhamente obscurecida; nenhuma verdade me parecia clara. Quando me falavam de Deus, o meu coração era como uma pedra. Não podia extrair do coração um só sentimento de amor para com Ele. Quando procurava, por um ato de vontade, permanecer com Deus, experimentava tormentos enormes e parecia-me que com isso estava provocando uma ira maior de Deus. Não podia absolutamente meditar como meditava antigamente. Sentia um grande vazio na minha alma e nada havia que a pudesse preencher. Comecei a sofrer fome e ânsia de Deus, mas reconhecia a minha total incapacidade mas também isso era em vão; não entendia coisa alguma do que lia. Diante dos olhos da minha alma estava continuamente sempre maiores tormentos e tentações. Algumas vezes, lutava durante toda a Santa Missa com pensamentos blasfemos, que insistiam em vir-me à boca. Não me sentia atraída pelos Santos Sacramentos. Parecia-me não tirar nenhum proveito deles. Recebia-os apenas por obediência ao confessor, e essa obediência cega era para mim o único caminho pelo qual devia caminhar, a tábua da salvação. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 77]. Jesus eu confio em Vós!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-20

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe  

e perguntou aos seus discípulos:

«Quem dizem os homens que é o Filho do homem?»

Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista,

outros que é Elias,

outros que é Jeremias ou algum dos profetas».

Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»

Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse:

«Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».

Jesus respondeu-lhe:

«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas,

porque não foram a carne e o sangue que to revelaram,

mas sim meu Pai que está nos Céus.

Também Eu te digo: Tu és Pedro;

sobre esta pedra edificarei a minha Igreja

e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus:

tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus,

e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Então, Jesus ordenou aos discípulos

que não dissessem a ninguém

que Ele era o Messias.

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.

4.DOMINGO DE AGOSTO - DIA DO LEIGO
O Documento 105 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, entre outros temas, aborda o serviço cristão ao mundo.
“É missão do povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo… Os cristãos são cidadãos e, como tais, junto com as pessoas de boa vontade, são interpelados a assumir ativamente esta cidadania em toda a sua amplitude… Ser cristão, sujeito eclesial, e ser cidadão não podem ser vistos de maneira separada… O cristão leigo expressa o seu ser Igreja e o seu ser cidadão na comunidade eclesial e na família, nas opções éticas e morais, no testemunho de vida profissional e social, na sociedade política e civil e em outros âmbitos. Busca sempre a coerência entre ser membro da Igreja e ser cidadão…” 
“Os cristãos leigos e leigas são Igreja e como tal vivem sua cidadania no mundo, ou seja, assumem sua missão sem limites e fronteiras, através de sua presença nas macro e microestruturas que compõem o conjunto da sociedade. Eles sabem que a Igreja existe unicamente para servir. É a pessoa humana que deve ser salva. É a sociedade humana que deve ser renovada” (Documento citado, 167). 
A Vocação Leiga é a vocação da grande maioria das pessoas. O Documento de Aparecida afirma que os leigos “são homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. São fiéis que fizeram uma experiência de encontro com Cristo, e desejam servi-lo no mundo atual."
4.DOMINGO DE AGOSTO - DEDICADO AOS CATEQUISTAS
ORAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS

Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino. Amém!
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/



Nenhum comentário:

Postar um comentário