sábado, 9 de dezembro de 2023

Maria é a mulher que pisa na cabeça da serpente após a queda de Eva.


 Quando me encontrava em Kiekrz, para substituir, por pouco tempo, uma das Irmãs, aconteceu-me que, um dia à tarde, fui andando pelo jardim e detive-me à beira do lago e, por um bom tempo, fiquei pensando sobre a água. De repente, vi ao meu lado Jesus, que me disse benignamente: Tudo isto criei para ti, esposa Minha, e sabe que toda esta beleza nada é em comparação com o que preparei para ti na eternidade. A minha alma foi inundada de tamanho consolo, que fiquei aí até noite, parecendo-me que tinha sido só um breve momento. Eu tinha esse dia livre e destinado para o retiro de um dia; portanto, tinha toda liberdade para me entregar à oração. Óh! como Deus é infinitamente bom, persegue-nos com Sua bondade. Na maior parte das vezes, acontece que o Senhor me concede as maiores graças, quando eu nem espero. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 158]. Jesus eu confio em Vós!

                                       

COROA DO ADVENTO
As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.
Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/advento-alegre-espera-do-senhor

ORAÇÃO: Senhor Jesus, celebrar o Teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Ao acender cada vela desta coroa do Advento, queremos acender em nós a esperança, o amor, a fraternidade e a salvação, por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nosso coração. Vem Jesus!

Esta pintura foi feita por uma artista e irmã norte-americana e ficou conhecida como “Virgin Mary consoles Eve”. A Virgem Maria consola Eva.

As duas mulheres concebidas sem o pecado original estão numa cena bem feminina: a mãe da humanidade segundo a ordem natural e a mãe da humanidade redimida segundo a Graça.

1) A Virgem Maria toca levemente o rosto de Eva a consolando.

2) Eva entristecida, segura em uma das mãos a maçã (símbolo medieval do fruto da árvore proibida), e em outra, A Virgem maria leva-a a tocar o fruto do seu Ventre. Por um veio a condenação, pelo outro a Salvação.

3) Maria sorridente, longe de demonstrar soberba mostra misericórdia por Eva e com olhar de mãe mostra que aquele erro passado ficou para trás graças ao seu Filho.

4) A serpente enrolada aos pés de Eva é pisada por outro lado pela Virgem Maria. A mesma que enganou Eva no Paraíso, é derrotada por Maria.

5) Nos calcanhares de Eva enrolada a serpente que levou toda a geração humana o pecado, no ventre da Virgem Maria o filho que redime todo o ser humano. O chamado proto-evangelho (Gn3,16), é cumprido. Maria é a mulher que pisa na cabeça da serpente após a queda de Eva.

SANTO DE HOJE: SÃO JUAN DIEGO
O papa João Paulo II, durante sua canonização em 2002, designou a festa litúrgica para 9 de dezembro, dia da primeira aparição, e louvou São Juan Diego, pela sua simples fé nutrida pelo catecismo, como um modelo de humildade para todos nós.

ORAÇÃO: São Juan Diego, graças pela mensagem evangelizadora que com humildade nos transmitistes; louvando a ti sabemos que a Virgem Santíssima de Guadalupe é a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive e é a portadora de Jesus Cristo, que nos dá o seu Espírito, que vivifica nossa Igreja. Graças a ti, sabemos que Santa Maria de Guadalupe é também nossa Mãe amorosa e compassiva, que escuta nosso pranto, nossa tristeza; porque Ela trata e cura nossos sofrimentos, nossas misérias e dores. Graças ao obediente cumprimento de tua missão sabemos que Santa Maria do Guadalupe nos colocou em seu coração, que estamos embaixo de sua sombra e proteção, que é a fonte de nossa alegria, que estamos cobertos por seu manto e na cruz de seus braços. Obrigado São Juan Diego por esta mensagem que nos fortifica na paz, na unidade e no amor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário