domingo, 11 de junho de 2017

Solenidade da Santíssima Trindade.

Vi muitas almas nos abismos do Inferno, por não terem observado o silêncio. Elas mesmas me disseram isso, quando lhes perguntei qual tinha sido a causa da sua perdição. Eram almas de religiosas. Meu Deus, que grande dor, pois, afinal, poderiam não apenas estar no Céu, mas mesmo ser santas!  [Diário de Santa Faustina nº 119]. Jesus eu confio em Vós!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,16-18
Deus amou tanto o mundo,  que deu o seu Filho unigênito,  para que não morra todo o que nele crer,  mas tenha a vida eterna.
De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo  para condenar o mundo,  mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado,  mas quem não crê, já está condenado,  porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
Solenidade da SANTÍSSIMA TRINDADE
Só existe um Deus, mas n’Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo
Hoje, a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou esse mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e de Si mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.
Santo Agostinho (430) dizia que o Espírito Santo procede do Pai, enquanto fonte primeira, e pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão (A Trindade, 15,26,47).
Só existe um Deus, mas n’Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, mas Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus.
Por não dividir a unidade divina, a distinção real das Pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras: Nos nomes relativos das Pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois. Quando se fala dessas três Pessoas, considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância (XI Conc. Toledo, DS 675).
São Clemente de Roma, Papa no ano 96, ensinava: “Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça” (Carta aos Coríntios 46,6). “Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo” (Carta aos Coríntios 58,2).
O Concílio de Niceia, ano 325, confirmou toda essa verdade: “Cremos […] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. […] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas” (Credo de Niceia).
Pai, Filho e Espírito Santo, rogai por nós!
Fonte:http://santo.cancaonova.com/santo/solenidade-da-santissima-trindade/

ORAÇÃO:  Ó Deus, nosso Pai, enviastes o vosso Filho ao mundo e infundistes em nós o Espírito Santo, revelando-nos o vosso mistério de amor. Concedei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
No dia 13 celebramos um grande Santo e pregador Santo Antonio de Pádua. Segue a Trezena: http://www.franciscanos.org.br/?p=4367

Nenhum comentário:

Postar um comentário