sábado, 23 de março de 2024

"Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu".

 

Agradeço-Vos, Jesus, por essa grande graça de me terdes dado a conhecer todo o abismo da minha miséria. Sei que sou o abismo do nada, e se não me sustentasse Vossa santa graça, imediatamente me transformaria no nada. E, portanto, a cada pulsar do coração, Vos agradeço, ó meu Deus, pela Vossa grande misericórdia para comigo. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 256. Jesus eu confio em Vós!

Ó Sagrado Coração de Maria, sempre Virgem e Imaculada na sua santíssima Conceição!
Vós sereis o caminho por onde irei ao meu Salvador, e por vós é que eu receberei as suas graças e misericórdias: sereis o meu refúgio nas aflições, a minha consolação nas penas, e o meu socorro em todas as necessidades. Amém.

                             
"Fora da Cruz, não existe outra escada por onde

 subir ao céu". (Santa Rosa de Lima) 

Por sermos discípulos e missionários de Jesus, sentimos a necessidade de reservar tempos e momentos para adorarmos ao Senhor. Com o coração ardente, queremos pedir, que neste tempo favorável da quaresma, nos motive à prática dos exercícios quaresmais: jejum, caridade e oração. 
Santo Agostinho ensina que "nada vale o jejum sem a caridade. Como podes disciplinar verdadeiramente teus membros se despedaças, ao mesmo tempo, os membros de Cristo? E como pode ser proveitoso teu jejum, se ao mesmo tempo desprezas teu irmão?". Nada é mais proveitoso que unir aos jejuns razoáveis e santos as obras criativas. 
Dai-nos Senhor um espírito penitencial e renovado. 
São grandes os méritos e a eficácia da caridade. Sem dúvida, beneficiamos a nossa própria alma cada vez que socorremos por misericórdia a indigência alheia. São Leão Magno nos ensina que quem alimenta a Cristo nos pobres, deposita um tesouro no céu. 
Dai-nos Senhor um espírito fraterno e renovado. 
A oração é uma grande armadura, uma defesa, um porto, um tesouro. A oração é uma valiosa arma para vencer os assaltos dos demônios; é uma defesa, que nos conserva em todos os perigos; é um porto seguro contra toda tempestade; é um tesouro, que nos provê de todos os bens. A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres e remédio para os doentes. Dai-nos Senhor um espírito orante e renovado. “Diante de Jesus Eucarístico aprendemos a reconhecer as tantas vozes que se alvoroçam em nossa alma, a distinguir os erros e falácias das ideologias que norteiam nossas sociedades modernas e que também estão presentes em nós;  aprendemos a silenciar diante da voz de Deus que nos gera na Verdade”. (Gaudium et spes, nº 22). 
“Senhor Jesus, Tú és a verdade! Desperta nossa mente e faze arder nossos corações com a tua palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajudai-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!” 

Oração a Nossa Senhora Educadora 
Virgem Maria, Mãe Educadora, sinal de vida e sabedoria, pelo amor do teu filho Jesus, intercede por nós a fim de que façamos o discernimento necessário na busca do conhecimento. Faz-nos compreender que somos transformados naquele que amamos, aumentando assim as dimensões do nosso coração. Dá-nos a ousadia de educar, de falar com sabedoria e ensinar com amor, sobretudo com o testemunho de nossas vidas, deixando a tua marca de esperança na vida de quem encontramos ao longo da vida. Maria, tu que tão bem educaste Jesus, auxilia-nos nesta longa caminhada, revestindo-nos da coragem de experimentar, dia a dia, a verdadeira felicidade, a verdadeira sabedoria. Amém.
SANTO DE HOJE: SÃO TURÍBIO

 MOGROVEJO

São Turíbio de Mongrovejo, foi escolhido bispo e enviado ao Peru; era um homem apostólico
De origem espanhola, nasceu no ano de 1538. Cresceu muito bem educado dentro de uma formação cristã e humana, estudou Direito e prestou muitos serviços nessa área, sempre buscando dar testemunho cristão no ambiente em que se encontrava.
Turíbio ajudou até o rei Felipe, mas o chamado à vida dedicada ao Senhor, dentro do ministério sacerdotal, falou mais forte. Renunciou à sua profissão e, como sacerdote, foi escolhido bispo e enviado ao Peru. Era um homem apostólico.
Deparou-se com muitas injustiças: indígenas oprimidos, pobres abandonados. Então ele, no anúncio e na denúncia, passou a ser respeitado e ouvido por muitos.
Sem interesses e sem comungar com o poder opressor, ele deixou um marco para toda a América: de que o mundo precisa de santos, e isso só é possível na misericórdia, no amor, na verdade, no anúncio e na coragem de denunciar.
Depois de uma grave enfermidade, faleceu em 1606.
São Turíbio de Mongrovejo, rogai por nós!

OREMOS: Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Turíbio de Mogrovejo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário