quarta-feira, 20 de março de 2024

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Toda quarta é dedicada a São José.

 Não julgar nunca ninguém, ser indulgente com os outros, e severa para comigo mesma. Tudo referir a Deus e, aos meus próprios olhos, sentir-me o que sou: a maior miséria e o nada. Nos sofrimentos, comportar-me com paciência e calma, sabendo que com o tempo tudo passará. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 253. Jesus eu confio em Vós!

TODA QUARTA É DEDICADA A SÃO JOSÉ

Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

Coroa das sete dores e sete gozos de São José

Ao recordar as dores e alegrias de São José, a alma cristã medita as mais belas passagens do Evangelho e sente com o Santo Patriarca as angústias e doçuras daqueles mistérios.


Primeira dor:

Compadeço-me de Vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao verdes que vossa Santíssima Esposa era mãe, ignorando Vós o mistério da encarnação do Filho de Deus; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes ao ouvir do Anjo do Senhor aquelas palavras tão consoladoras: “José, filho de Davi, não temais morar com Maria vossa esposa, porque o que leva em suas entranhas é obra do Espírito Santo”. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de estar livre da soberba, adornado da virtude da humildade e enriquecido com o dom de sabedoria.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Segunda dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus e a Maria alojados no presépio de Belém; e me comprazo no gozo e alegria, que vos causou ver a Jesus adorado dos anjos, pastores e reis. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da avareza, adornado da virtude da liberalidade, e enriquecido com o dom de entendimento.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Terceira dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo o sangue que derramava Jesus no dia da circuncisão; e me comprazo no gozo e alegria que vos causou a imposição do nome de Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da luxúria, adornado da virtude da castidade e enriquecido com o dom do conselho.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Quarta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ouvindo as palavras de Simeão, quando dizia a vossa esposa Maria, que uma espada de dor havia de transpassar sua alma; e me comprazo no gozo e na alegria que experimentastes, ouvindo os louvores que Simeão e Ana tributaram a Jesus. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da ira, adornado da virtude da paciência e enriquecido com o dom da fortaleza.

Pai Nosso e Ave Maria.


Quinta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes vendo a Jesus perseguido de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que sentistes vendo como caiam os ídolos do Egito. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da gula, adornado da temperança, e enriquecido com o dom da ciência.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Sexta dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes ao saberdes que reinava Arquelau em lugar de Herodes; e me comprazo no gozo e alegria que experimentou vosso coração em poder estar seguro em Nazaré. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da inveja, adornado da caridade, e enriquecido com o dom da piedade.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Sétima dor:

Compadeço-me de vós, ó Patriarca São José, pela dor que tivestes por terdes perdido a Jesus, ainda que sem culpa; e me comprazo no gozo e alegria que experimentastes quando O achastes no templo. Em memória desta dor e deste gozo, eu vos suplico que me alcanceis a graça de ver-me livre da preguiça, adornado da diligência e enriquecido com o dom do temor de Deus.

Pai-Nosso e Ave Maria.


Oração: Ó glorioso Patriarca São José, animado de uma fé viva, chego ao vosso trono de glória, em que firmissimamente Deus vos colocou pelos méritos de Jesus e de Maria, por vossos especiais méritos e virtudes. Eu vos peço que me alcanceis a graça de livrar-me dos sete pecados capitais, e que fique firme e constante nas virtudes a eles contrárias, e adornado dos sete dons do Espírito Santo, e que ame com fervor a Jesus e a Maria. E para mais obrigar vosso compassivo coração, lembro-vos as sete maiores dores.

 https://cleofas.com.br/coroa-das-sete-dores-e-sete-gozos-de-sao-jose/

A promessa de Deus: Ele nunca nos vai dar algo que não podemos suportar
Deus não lhe deu um fardo que Ele não podia suportar. Da mesma forma, as Escrituras dizem-nos o mesmo: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar ” (1 Cor 10:13).

Reflexão: Quais são as cruzes que eu carrego? Quais são os incêndios que atravessam a minha vida e me deixam vulnerável? Quais são as batalhas internas de dúvida, dependência ou maus hábitos que eu combato? Nas minhas dificuldades eu fui capaz de confiar que Deus me vai proteger, ou Ele é culpado das coisas que deram errado na minha vida? Eu procuro ativamente Jesus nos meus problemas, ou esqueço-me que Ele percorreu este caminho antes de me mostrar o caminho?

Oração: Senhor, colocamos o nosso coração diante da Vossa promessa de que nas nossas provações e dificuldades, está sempre lá, dando-nos o que precisamos para superar o nosso sofrimento e para nos fazer crescer para uma nova vida convosco. “Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância. Mas a constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada. Se algum de vós tem falta de sabedoria, que a peça a Deus, que a todos dá generosamente e sem recriminações, e ser-lhe-á dada. Mas peça-a com fé e sem hesitar, porque aquele que hesita assemelha-se às ondas do mar sacudidas e agitadas pelo vento. Não pense, pois, tal homem que receberá qualquer coisa do Senhor, sendo de espírito indeciso e inconstante em tudo” (Tiago 1: 2-8) 
Fonte:http://www.schoenstatt.org/pt/jose-kentenich/2015/03/quaresma-a-viagem-da-semente-parte-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário