quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Aqui estou, meu Senhor e meu Deus, perante este altar, onde vos conservais dia e noite por seu amor.

Oh! como são enganosas as aparências e injustos os julgamentos! Oh! Quantas vezes a virtude sofre opressão, só porque fica silenciosa. Conviver sinceramente com aqueles que sempre ferem, exige uma grande renúncia. A gente sente que está perdendo sangue, e não se vêem as feridas. Ó Jesus, quantas destas coisas nos desvendará apenas o último dia. E que alegria, pois nenhum dos nossos esforços se perderá. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 236]. Jesus eu confio em Vós!

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO EM TEMPOS QUARESMAIS
1 “Aqui estou, meu Senhor e meu Deus, perante este altar, onde vos conservais dia e noite por seu amor. Sois a fonte de todos os bens, o médico para todos os males, o tesouros de todos os pobres: aos vossos pés está hoje um pecador, de todos o mais pobre e enfermo, que implora a vossa piedade; tende compaixão de mim. Suscitai em meu coração o espírito do Jejum, caridade e oração. Que este tempo quaresmal possa ser de conversão e  busca de Vosso reino”.

2 Tende misericórdia, Senhor, tende misericórdia! Fazei que vos sigamos com amor e fé, justiça e humildade, com autodomínio, fidelidade e coragem! Que nesta quaresma possamos ir ao Vosso encontro, silenciosamente. Dai-nos um espírito puro para ver-Vos; um espírito humilde para ouvir-Vos, um espírito amoroso para servir-Vos e um espírito de fé para amar-Vos.

3 A Quaresma é um tempo de preparação para os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado para a oração, buscando-se nesta a força transformadora da graça de Deus e a Sua vontade para as nossas vidas.

Rezemos juntos a oração do ofício quaresmal:

Ó Pai, nesta Quaresma, ouvi nossos pedidos: na mais contrita prece nos vedes reunidos. Sondais as nossas almas, na fé tão inconstante: se para vós se voltam, mudai-as quanto antes. Pecamos, na verdade, tão longe da virtude: Senhor, por vosso nome, a todos dai saúde. Fazei que nosso corpo, enfim disciplinado, o dia todo fuja da culpa e do pecado. Que o tempo da Quaresma nos leve à santidade, e assim possamos louvar a glória da Trindade. Amém!

Adoro-Vos do abismo do meu nada e dou-Vos graças por todos os Vossos benefícios, especialmente por Vos terdes dado a mim neste sacramento, por me terdes concedido por advogada Maria, Vossa Mãe Santíssima, e, finalmente, por me haverdes chamado para Vos visitar nessa igreja.


Quaresma – “Tempo Favorável”
Adoração ao Santíssimo na Quaresma
Fé, conversão e abertura aos irmãos.

L. Meditando sobre os mistérios centrais da fé, a paixão, a cruz e a ressurreição de Cristo, perceberemos que o dom sem medida da Redenção nos foi dado por iniciativa gratuita de Deus. Dar graças a Deus pelo mistério do seu amor crucificado; fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos: estes são elementos essenciais para viver o tempo da Quaresma.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

Silêncio (sentido da quaresma em nós)
A. A Quaresma nos chama a 'despertar-nos', a recordar-nos que somos criaturas, que não somos Deus.

L. "o apelo do profeta Joel: "Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes”, constitui um desafio para todos nós, sem exclusão, e nos recorda que a conversão não se traduz em formas exteriores ou em propósitos vagos, mas envolve e transforma toda a existência a partir do centro da pessoa, da consciência. Somos convidados a tomar um caminho no qual, desafiando a rotina, nos esforcemos para abrir os olhos e os ouvidos, mas, sobretudo, o coração, para irmos além do nosso quintal".

L. Somente quando as dificuldades e os sofrimentos dos nossos irmãos nos interpelam, somente então podemos iniciar o nosso caminho de conversão rumo à Páscoa. "É um itinerário que compreende a cruz e a renúncia. A liturgia deste tempo indica os elementos deste caminho espiritual: a oração, o jejum e a esmola Todos os três comportam a necessidade de não nos deixarmos dominar pelas coisas que parecem: o que conta não é a aparência; o valor da vida não depende da aprovação dos outros ou do sucesso, mas do que temos dentro."

L. "A oração é a força do cristão e de toda pessoa que crê. Na fraqueza e na fragilidade da nossa vida, podemos dirigir-nos a Deus com confiança de filhos e entrar em comunhão com Ele. Diante de tantas feridas que nos fazem mal e que nos poderiam endurecer o coração, somos chamados a mergulhar-nos no mar da oração, que é o mar do amor sem limites de Deus, para saborear a sua ternura. A Quaresma é tempo de oração, de uma oração mais intensa, capaz de assumir as necessidades dos irmãos, de interceder diante de Deus por tantas situações de pobreza e de sofrimento."

L. O segundo elemento qualificador do caminho quaresmal é o jejum. ... “O jejum tem sentido se verdadeiramente atinge a nossa segurança, e também se dele se obtém um benefício para os outros, se nos ajuda a cultivar o estilo do Bom Samaritano, que se curva diante do irmão em dificuldade e cuida dele. O jejum comporta a escolha de uma vida sóbria, que não desperdiça, que não 'descarta'. Jejuar ajuda-nos a treinar o coração à essencialidade e à partilha. É um sinal de tomada de consciência e de responsabilidade diante das injustiças, das arbitrariedades, especialmente em relação aos pobres e pequenos, e é sinal da confiança que recolocamos em Deus e em sua providência”.

L. O terceiro elemento é a esmola: ela indica a gratuidade, porque a esmola se dá a alguém de quem não se espera receber algo em troca. "A gratuidade deveria ser uma das características do cristão, que, consciente de ter recebido tudo de Deus gratuitamente, isto é, sem nenhum mérito, aprende a doar aos outros gratuitamente. Hoje comumente a gratuidade não faz parte da vida cotidiana, na qual tudo se vende e tudo se compra. Tudo é cálculo e medida. A esmola ajuda-nos a viver a gratuidade do dom, que é liberdade da obsessão da posse, do medo de perder aquilo que se tem, da tristeza de quem não quer partilhar com os outros o próprio bem-estar."

A. Com seus convites à conversão, a Quaresma vem providencialmente despertar-nos, despertar-nos do torpor, do risco de seguir adiante por inércia. "A exortação que o Senhor nos dirige por meio do profeta Joel é forte e clara: 'Retornai a mim de todo vosso coração'. Por que devemos voltar para Deus? Porque alguma coisa não está bem em nós, em nossa sociedade, na Igreja e precisamos mudar dar uma reviravolta, converter-nos!"
Silêncio (momento de examinarmos nossos compromissos quaresmais diante de Jesus sacramentado)

A. Não podemos nos esquecer, que no tempo quaresmal a CNBB nos apresenta um itinerário de conversão pessoal, comunitária e social, através da Campanha da Fraternidade. “Tráfico humano e fraternidade” é o tema da campanha deste ano, e o lema “É para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), vem nos sensibilizar e trazer a tona esta realidade tão aviltante da nossa sociedade. A liberdade nos foi doada na cruz de Cristo. Ele nos libertou e, por isso, concedeu-nos participar da plenitude de sua vida.

L. Nos fala o Papa Francisco: “Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! Impõe-se um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais?… Quem usa e explora mesmo indiretamente, uma pessoa humana, torna-se cúmplice desta prepotência”.

Canto: É para a liberdade que Cristo nos libertou, / Jesus libertador! / É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)
1- Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, / à semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27) / Na cruz de Cristo, foram todos resgatados / pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)
2- Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada, / sai pela estrada a procurar libertação; / mas como é triste ver, ao fim da caminhada, / que foi levada a trabalhar na escravidão!
3- E quantos chegam a perder a dignidade, / sua cidade, a família, o seu valor. / Falta justiça, falta mais fraternidade / pra libertá-los para a vida e para o amor!
4- Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11) / que já nos lança, nessa marcha em comunhão. / Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1) / De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)
fonte:https://imsagradafamilia.blogspot.com/2014/03/quaresma-2014-adoracao-ao-santissimo.html

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Que o tempo da Quaresma nos leve à santidade, e assim possamos louvar a glória da Trindade.

                                     

Ó Jesus, desejo a salvação das almas, das almas imortais! No sacrifício darei livre curso ao meu coração; num sacrifício de que ninguém sequer desconfiará, vou arder e ser consumida sem ser notada, nas santas chamas do amor a Deus. A presença de Deus será o auxílio para que o meu sacrifício seja perfeito e puro. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 235]. Jesus eu confio em Vós!

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.

 Quaresma é um tempo de aproximadamente 40 dias, espelhados nos dias que Jesus passou no deserto em penitência e oração, refletindo a palavra de Deus para assim enfrentar a tentação do demônio.

Depois do Batismo, o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para que ele pudesse desfazer o que Adão havia feito de errado, enfrentando o mesmo tentador que fez Adão perecer. A Igreja quer que aprendamos com Jesus como enfrentar a tentação, por isso, na Quaresma, devemos preparar nossos corações para ter os frutos da redenção.
Fonte:https://cleofas.com.br/a-importancia-dos-exercicios-quaresmais/

HOJE CELEBRAMOS SÃO ROMÃO E LUPICINO

São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo. Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali. Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

São Romão e Lupicino, roguem por nós. Amém.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Quaresma. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

                                            
Terminada a confissão, o meu espírito mergulhou em Deus e permaneci três horas em oração, embora me tivessem parecido apenas alguns minutos. E foi, desde então, que deixei de pôr obstáculos à graça que age na minha alma. Jesus sabia por que eu temia conviver com Ele mas isso não O ofendia. A partir do momento em que o sacerdote me assegurou de que não se tratava de alguma ilusão, mas da graça de Deus, procuro ser fiel a Deus em tudo. Agora, vejo que são poucos os sacerdotes que compreendem toda a profundidade da ação divina na alma. Desde aquele momento, as minhas asas estão abertas para o voo, enquanto não repousar n`Ele pelos séculos. Se voarmos muito alto, todos os vapores nevoeiros e nuvens ficarão debaixo dos nossos pés, e assim toda parte sensitiva do nosso ser deve subordinar-se ao espírito. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 234]. Jesus eu confio em Vós!


Jesus Misericordioso, de quem a natureza é ter compaixão de nós e nos perdoar, não olhe para os nossos pecados mas sobre a nossa confiança que depositamos em sua infinita bondade. Receba-nos todos na morada do seu coração mais compassivo e nunca nos deixe escapar dele.

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
1 João 4:19

Seja constante no amor fraternal.
Hebreus 13:1

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
João 15:10

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8

Façam tudo com amor.
1 Coríntios 16:14

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

1 João 5:3


“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Quaresma é um tempo de aproximadamente 40 dias, espelhados nos dias que Jesus passou no deserto em penitência e oração.

 

Quando me aproximei do confessionário, senti na alma tamanha facilidade de falar de tudo que eu própria me admirei depois. As suas respostas trouxeram uma profunda paz à minha alma. As suas palavras foram, são e serão, são e serão para sempre colunas de fogo que iluminarão minha na busca de uma mais alta santidade.
Essas orientações que recebi de Frei Andrasz, tenho-as anotadas noutra página deste caderno. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 233]. Jesus eu confio em Vós!

Ó Deus de ternura e compaixão, tu és a fonte de toda ação justa e de toda palavra boa. Neste tempo de deserto, ensina-nos a rezar(ORAÇÃO); neste tempo de penitência(JEJUM), ensina-nos a praticar o verdadeiro jejum; neste tempo de amor(CARIDADE), ensina-nos a repartir com os irmãos. Por Cristo, Jesus, nosso Senhor. Amém!



Reflexão para o II Domingo da Quaresma
Para o três apóstolos: Pedro, Tiago e João, a transfiguração de Jesus foi ocasião para crescerem na atenção dada ao Mestre. Jesus não era mais um, mais um Profeta, mas o Filho amado do Pai, no qual Ele colocou todo o Seu agrado e ao qual deveremos sempre escutar.
Padre Cesar Augusto, SJ - Vatican News

A liturgia de ontem se ocupou em nos mostrar que nossa vida deve ser um eterno caminhar com Jesus, tendo como exemplo Abraão que tudo deixa para seguir sua vida com Deus e deverá estar preparado para enfrentar, com ânimo, as dificuldades que encontrará na caminhada.

ORAÇÃO PODEROSA DA ARMADURA DO CRISTÃO

"Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever!"

Novena "Almas Aflitas"
Segunda-feira, dia dedicado as Almas do Purgatório.
"Pai Eterno, eu vos ofereço o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, intercedei pelas almas aflitas.
E vós, almas aflitas, ide perante a Deus e pedi a graça que necessito (fazer o pedido)". Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e o Glória.

“Dai Senhor as almas o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.            

domingo, 25 de fevereiro de 2024

2º domingo da quaresma. Este é o meu Filho Amado.

                                         

Antes da confissão, ouvi na alma estas palavras: Minha filha, conta-lhe tudo e desvenda a tua alma diante dele, como o fazes diante de Mim. Nada receies, para a tua tranquilidade, coloco esse sacerdote entre Mim e a tua alma, e as palavras que ele te disser, são Minhas. Desvenda diante dele as coisas mais ocultas que tens na alma. Eu lhe concederei luzes para que conheça a tua alma. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 232]. Jesus eu confio em Vós!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,2-10

Naquele tempo: Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha.

E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.'

Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo.

Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!'

E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.

Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.

Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer 'ressuscitar dos mortos'. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

MENSAGEM DO EVANGELHO

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, da obediência total e radical aos planos do Pai. O Evangelho relata a transfiguração de Jesus.

Esta página de catequese, destinada a ensinar que Jesus é o Filho de Deus e que o projeto que Ele propõe vem de Deus, está construída sobre elementos simbólicos tirados do Antigo Testamento. Que elementos são esses?

O monte situa-nos num contexto de revelação: é sempre num monte que Deus Se revela; e, em especial, é no cimo de um monte que Ele faz uma aliança com o seu Povo.

A mudança do rosto e as vestes de brancura resplandecente recordam o resplendor de Moisés, ao descer do Sinai (cf. Ex 34,29), depois de se encontrar com Deus e de ter as tábuas da Lei.

A nuvem, por sua vez, indica a presença de Deus: era na nuvem que Deus manifestava a sua presença, quando conduzia o seu Povo através do deserto (cf. Ex 40,35; Nm 9,18.22; 10,34).

Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas (que anunciam Jesus e que permitem entender Jesus); além disso, são personagens que, de acordo com a catequese judaica, deviam aparecer no “dia do Senhor”, quando se manifestasse a salvação definitiva (cf. Dt 18,15-18; Mal 3,22-23).

O temor e a perturbação dos discípulos são a reação lógica de qualquer homem ou mulher diante da manifestação da grandeza, da omnipotência e da majestade de Deus (cf. Ex 19,16; 20,18-21).

As tendas parecem aludir à “festa das tendas”, em que se celebrava o tempo do êxodo, quando o Povo de Deus habitou em “tendas”, no deserto.

A mensagem fundamental, amassada com todos estes elementos, pretende dizer quem é Jesus. Recorrendo a simbologias do Antigo Testamento, o autor deixa claro que Jesus é o Filho amado de Deus, em quem se manifesta a glória do Pai. Ele é, também, esse Messias libertador e salvador esperado por Israel, anunciado pela Lei (Moisés) e pelos Profetas (Elias). Mais ainda: ele é um novo Moisés – isto é, aquele através de quem o próprio Deus dá ao seu Povo a nova lei e através de quem Deus propõe aos homens uma nova aliança.

Da ação libertadora de Jesus, o novo Moisés, irá nascer um novo Povo de Deus. Com esse novo Povo, Deus vai fazer uma nova aliança; e vai percorrer com ele os caminhos da história, conduzindo-o através do “deserto” que leva da escravidão à liberdade.

Esta apresentação tem como destinatários os discípulos de Jesus (esse grupo desanimado e frustrado porque no horizonte próximo do seu líder está a cruz e porque o mestre exige dos discípulos que aceitem percorrer um caminho semelhante). Aponta para a ressurreição, aqui anunciada pela glória de Deus que se manifesta em Jesus, pelas vestes resplandecentes (que lembram as vestes resplandecentes dos anjos que anunciam a ressurreição – cf. Mt 28,3) e pelas palavras finais de Jesus (“não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do Homem ressuscitar dos mortos” – Mt 17,9): diz-lhes que a cruz não será a palavra final, pois no fim do caminho de Jesus (e, consequentemente, dos discípulos que seguirem Jesus) está a ressurreição, a vida plena, a vitória sobre a morte.

Uma palavra final para o desejo – manifestado por Pedro – de construir três tendas no cimo do monte, como se pretendesse “assentar arraiais” naquele quadro. O pormenor pode significar que os discípulos queriam deter-se nesse momento de revelação gloriosa, ignorando o destino de sofrimento de Jesus. Jesus nem responde à proposta: Ele sabe que o projeto de Deus – esse projeto de construir um novo Povo de Deus e levá-lo da escravidão para a liberdade – tem de passar pelo caminho do dom da vida, da entrega total, do amor até às últimas consequências.

FONTE:https://www.dehonianos.org/portal/02o-domingo-da-quaresma-ano-a0/

Oração de Quaresma

“Pai-Nosso, que estais no Céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai nosso egoísmo em generosidade. Abri nossos corações à vossa palavra, curai nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Quaresma, caminho pessoal e comunitário de conversão.

 

Quanto mais O conheço, tanto mais ardentemente e vigorosamente O amo, e a minha ação aperfeiçoa-se Contudo, quando me lembro do que, dentro de alguns dias, devo tornar-se uma só coisa com o Senhor pelos votos perpétuos, uma alegria tão inconcebível inunda a minha alma, que nem sei descrevê-la. Desde o primeiro instante de conhecer o Senhor o olhar da minha alma mergulhou n´Ele pelos séculos. Cada vez que o Senhor se aproxima de mim- e com (isso) eu O conheço mais profundamente - cresce na minha alma um amor mais perfeito. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 231]. Jesus eu confio em Vós!

Ó Coração Doloroso e Imaculado de Maria, transpassado de dor pelas injúrias com que os pecadores ultrajam vosso santo nome e vossas excelsas prerrogativas; eis prostrado aos vossos pés vosso indigno filho, que, oprimido pelo peso das próprias culpas, vem arrependido com ânimo de reparar as injúrias contra vós.
Desejo reparar com esse ato de amor e submissão que faço perante o vosso coração amantíssimo, todas as blasfêmias que proferem contra o vosso Augusto nome, todas as ofensas que fazem às vossas excelsas virtudes. 
Aceitai, ó Coração Imaculado, esta demonstração de meu fiel carinho e justo reconhecimento, com o firme propósito que faço de ser-vos fiel todos os dias de minha vida, de defender vossa honra quando a veja ultrajada e de propagar com entusiasmo vosso culto e vossas glórias.

(rezar 3 Ave Marias em honra ao poder, sabedoria e misericórdia do puríssimo Coração de Maria, desprezado pelos homens). 

Salmos 50 
1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi,* T 2.quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé. 3.Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade.

 4.Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. 5.Eu reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre o meu pecado. 6.Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.* 7.Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado. 

8.Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim. 9.Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.* 10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes. 11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai. 

12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. 13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito. 14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa. 15.Então, aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores. 

16.Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará.* 17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores. 18.Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis. 19.Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar. 

20.Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém.* 21.Então, aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; e sobre vosso altar vítimas vos serão oferecidas."

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
1 João 4:19

Seja constante o amor fraternal.
Hebreus 13:1

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
João 15:10

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8

Façam tudo com amor.
1 Coríntios 16:14

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

1 João 5:3

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Quaresma, tempo de voltar para o Senhor.

                                         

Quando penso que Deus se une a mim pelos votos, ou eu com Ele, ninguém consegue compreender o que sente o meu coração. Já agora Deus me dá a conhecer toda a imensidade do Seu amor, com que eu comecei a amá-lo apenas um tempo. O Seu amor era grande, puro e desinteressado, e o meu amor para com Ele decorre do conhecimento. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 231]. Jesus eu confio em Vós!


Força do Coração de Jesus, sustentai meu coração. 
Glória do Coração de Jesus, ocupai meu coração. 
Grandeza do Coração de Jesus, confundi meu coração. 
Humildade do Coração de Jesus, humilhai meu coração. 
Imutabilidade do Coração de Jesus, fixai meu coração. 
Justiça do Coração de Jesus, não abandoneis meu coração. 
Liberalidade do Coração de Jesus, enriquecei meu coração. 
Luz do Coração de Jesus, iluminai meu coração. 
Misericórdia do Coração de Jesus, perdoai meu coração. 
Obediência do Coração de Jesus, submetei meu coração. 
Sagrado Coração de Jesus, tenho grande confiança em Vós!

Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Graças Te dou Senhor, comigo estás!

Graças Te dou, pela vida de Cristo em mim.
São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente.
Com a perseguição aos cristãos, o santo Bispo de 86 anos, escondeu-se até ser preso e levado para o governador, que pretendia convencê-lo de ofender a Cristo. Policarpo, porém, proferiu estas palavras: “Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Àquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador”.
Condenado à morte no estádio da cidade, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: “Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos”. São Policarpo viveu o seu nome – poli=muitos, carpo=fruto – muitos frutos, que foram regados com suor, lágrimas e, no seu martírio no ano de 155, regado também com sangue.

Oração: Ó Deus, Pai de Bondade, faça que minha palavra console os que sofrem e que minha presença sustente os que vacilam. Faça, também, que eu seja capaz de imitar firmemente seu exemplo e que seja para meus irmãos fonte de alegria, esperança e paz. Amém.


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Eis o tempo de conversão. Eis o dia da salvação. Ao pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!

                                      

Ó Jesus, Hóstia Viva, Vós sois minha Mãe, Vós sois tudo para mim! Com simplicidade e amor, com fé e confiança me aproximarei de Vós, Jesus. Repartirei Convosco tudo, como uma filha com a sua mãe amorosa - as alegrias e o sofrimento - , numa palavra: tudo. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 230]. Jesus eu confio em Vós!

Jaculatórias contra a Blasfêmia

Bendito seja Deus. 

Bendito seja seu Santo Nome. 

Bendito seja Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. 

Bendito seja o Nome de Jesus. 

Bendito seja seu Sacratíssimo Coração. 

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. 

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. 

Bendita seja Maria Santíssima, a excelsa Mãe de Deus. 

Bendita seja sua Santa e Imaculada Conceição. 

Bendita seja sua gloriosa Assunção aos Céus. 

Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe. 

Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo. 

Bendito seja Deus em seus anjos e em seus Santos.


Quaresma – “Tempo Favorável”
Adoração ao Santíssimo na Quaresma
Fé, conversão e abertura aos irmãos.

T. A Quaresma é um tempo forte, no qual somos chamados a viver, como elementos essenciais, uma fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos.

L. Na quarta-feira de Cinzas, começa o itinerário quaresmal de quarenta dias que nos conduz ao Tríduo pascal, memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor, coração do mistério da nossa salvação. A Quaresma nos prepara para este momento tão importante, por isto é um tempo “forte”, um ponto de reviravolta que pode favorecer em cada um de nós a mudança, a conversão. Todos nós temos necessidade de melhorar, de mudar para melhor.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

L. A Quaresma nos ajuda a assim sairmos dos hábitos cansados e do preguiçoso costume ao mal que nos engana. No tempo quaresmal, a Igreja nos dirige dois importantes convites: adotar uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo; viver com mais empenho o próprio Batismo.
·         A consciência das maravilhas que o Senhor fez para a nossa salvação dispõe a nossa mente e o nosso coração a uma atitude de gratidão para Deus, por quanto Ele nos deu, por tudo aquilo que realiza em favor do seu povo e de toda a humanidade. Quando nós vemos este amor que Deus tem por nós, sentimos a vontade de nos aproximarmos Dele: esta é a conversão.
·         Viver a fundo o Batismo – eis o segundo convite – significa também não se habituar às situações de degradação e de miséria que encontramos caminhando pelos caminhos das nossas cidades e dos nossos países.
     T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

  L: Quaresma vem a nós como tempo providencial para mudar a rota, para recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que sempre nos desafia. A Quaresma seja vivida como tempo de conversão, de renovação pessoal e comunitária mediante a aproximação a Deus e a adesão confiante ao Evangelho.
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!

L. Deste modo, permite-nos também olhar com olhos novos para os irmãos e as suas necessidades. Por isto a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor para com Deus e para com o próximo; um amor que saiba fazer propriamente a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor, que “fez-se pobre para enriquecer-nos com a sua pobreza” (cfr 2 Cor 8, 9).
T. Eis o tempo de conversão/ Eis o dia da salvação/ Ao pai voltemos, juntos andemos./ Eis o tempo de conversão!
fonte:https://imsagradafamilia.blogspot.com/2014/03/quaresma-2014-adoracao-ao-santissimo.html
CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO
Desde o século IV, a festa da Cátedra de Pedro é celebrada neste dia em Roma, 
como sinal da unidade da Igreja, fundada sobre o Apóstolo.
Oração: Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
x.x.x.