terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O Senhor liberta os justos de todas as angustias.

 


Jesus oculto no Santíssimo Sacramento.
Vedes que hoje estou saindo do noviciado, fazendo os votos perpétuos. Jesus, Vós conheceis a minha fraqueza e pequenez, portanto, a partir de hoje, quero entrar no noviciado dirigido por meu Mestre, até o ultimo. Virei diariamente as aulas a Vossos pés. Não farei sozinha a mínima coisa, sem antes me aconselhar Convosco, como meu Mestre Jesus, como estou feliz por Vós mesmo me terdes atraído e aceito no Vosso noviciado, isto é, no Sacrário. Fazendo os votos perpétuos, não sou uma religiosa perfeita, absolutamente, não! Continuo a ser uma pequenina e frágil noviça de Jesus e buscarei a perfeição tal como nos primeiros dias do noviciado; esforçar-me-ei por manter aquela disposição de alma que tinha no primeiro dia em que se abriu para mim o portão do Convento.
Com a confiança e a simplicidade de uma criança entrego-me hoje a Vós, Senhor Jesus e meu Mestre. Deixo-Vos liberdade na direção de minha alma. Guiai-me pelos caminhos que escolherdes, eu não vou querer entendê-los, eu Vos seguirei confiante. O Vosso Misericordioso Coração tudo pode!
Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 228]. Jesus eu confio em Vós!

“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Quaresma

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro de 2024, e termina na quinta-feira da semana santa, 28 de março de 2024.

Esse é um tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Apesar de fazer referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias. Para explicar essa contagem, somamos a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa (inclusive), resultando em 46. De seguida, tiramos 6, que correspondem ao número de domingos que há no período da Quaresma, e temos os 40 dias.

A Quaresma termina na quinta-feira santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início outro período importante para a Igreja. Esse período é chamado de tríduo pascal, e compreende as últimas celebrações da Semana Santa: a Sexta-feira santa, o Sábado de Aleluia e, finalmente, a Páscoa.

O que é Quaresma
A Quaresma é um tempo de arrependimento e mudança para os cristãos.

Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade, a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.

A cor da liturgia Quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento, e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
fonte:https://www.calendarr.com/brasil/quaresma/#:~:text=A%20Quaresma%20come%C3%A7a%20na%20quarta,e%20foi%20tentado%20pelo%20dem%C3%B4nio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário