sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dia de Nossa Senhora das Graças

  "Eu não sou apenas a Rainha do Céu, mas também a Mãe de Misericórdia e sua mãe ". [Diário 330]. Tudo por Jesus nada sem Maria.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
“Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vos pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamos- nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.”
SEJAMOS APÓSTOLOS DO PURGATÓRIO
Que significa isto? Há o apostolado da salvação das almas neste mundo, apostolado necessário, urgente e indispensá­vel, dizia Pio XI aos leigos da Ação Católica. Todo Sacerdote foi chamado por Deus a salvar a sua alma com uma condição: a de salvar também as almas dos seus irmãos.

Onde há almas que possam glorificar a Deus, lá deve estar o apóstolo para lutar por elas e salvá-las. Há multidões de pobres almas sofredoras nas chamas expiadoras do Purgatório. Podemos ficar indiferentes à sorte das pobres almas? É nosso interesse também trabalhar pelo purgatório. “Eu nunca vi, disse Santo Agostinho, eu nunca vi e não me lem­bro de ter lido jamais que aquele que reza pelos mor­tos tenha tido morte no pecado, ou simplesmente du­vidosa”.

Não queremos salvar nossa alma? Procuremos esta garantia que nos poderá dar da perseverança fi­nal, a nossa perseverança na caridade para com os defuntos.

Nosso Senhor socorre os que socorrem os mortos.

Façamos tudo que pudermos para que se mul­tipliquem os sufrágios das almas.

Um zelo engenho­so procura sempre ocasiões e não perde oportunidade de fazer o apostolado do Purgatório.

Propaganda de bons livros que tratem do assunto, distribuição de folhas volantes, orações, etc.

É mister propagar o uso da Comunhão mensal pelos mortos, o rosário pelas almas, as novenas, e sobretudo uma campanha pela Santa Missa.

Mandar celebrar Missas pela alma dos pobrezinhos, fazer economias nos cofrezinhos das al­mas, para Missas. Ao invés de tantas promessas inú­teis, mandar celebrar Santas Missas pelas almas mais abandonadas, a fim de alcançar de Nosso Senhor por esta caridade as graças desejadas.

Finalmente, há uma prática que se vai propa­gando entre nós e que tem dado excelentes resultados e concorrido muito para incrementar a devoção pelo Purgatório: é o Natal das Almas.

Em que con­siste? Não costumamos ser carinhosos e festejarmos o Natal de Jesus com presentes e obséquios aos nos­sos pobres? Pois lembremo-nos daquelas miseráveis e pobres almas que gemem no Purgatório, vamos pre­parar-lhes um Natal de sufrágios.

Durante alguns meses antes do Natal, ou melhor, durante o ano todo, vamos formando um tesouro espiritual de Missas mandadas celebrar, Missas assistidas, Comunhões, esmolas, mortificações, Vias Sacras, Novenas das almas, enfim, um ramalhete com toda sorte de sufrá­gios, e ofereçamos tudo pelo Natal das Almas, para que Nosso Senhor dê às pobres Almas sofredoras um Natal no Céu, um Natal eterno na Glória.

Prepare­mos cada ano este Natal das Almas. É um meio de estimular a devoção e socorrer muitas almas aban­donadas do Purgatório.

Enfim, o que não há de inventar o zelo esclare­cido de uma alma caridosa e que compreende a neces­sidade e o sofrimento das almas do Purgatório!

Sejamos apóstolos do Purgatório. Na hora da morte e na eternidade, havemos de ver quantos mé­ritos e quantos favores do Céu receberemos por esta grande caridade!

Do Livro " Tenhamos compaixão das pobres almas" Mons. Ascânio Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário