domingo, 26 de março de 2017

4º domingo da quaresma.

O meu sofrimento mais doloroso era o fato de achar que as minhas orações não eram agradáveis a Deus, nem mesmo as boas ações. Não ousava levantar os olhos para o Céu. Isso me causava tão grande sofrimento que, quando me encontrava na capela participando dos exercícios espirituais em comum, a Madre Superiora, terminados os exercícios, chamou-me à parte e me disse: ¨A Irmã peça a Deus graça e consolo, porque realmente eu mesma vejo e as Irmãs me dizem que o próprio aspecto da Irmã desperta compaixão. Realmente, nem sei o que fazer a Irmã. Ordeno que a Irmã não se preocupe com coisa alguma.¨- Entretanto, todas essas conversas com a Madre não me traziam qualquer alívio, nem qualquer esclarecimento sobre o meu estado.
[Diário de Santa Faustina nº 68]. Jesus eu confio em Vós!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 9,1.6-9.13-17.34-38 
Naquele tempo: Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé'(que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Os vizinhos e os que costumavam ver o cego- pois ele era mendigo - diziam: 'Não é aquele que ficava pedindo esmola?' Uns diziam: 'Sim, é ele!' Outros afirmavam: 'Não é ele, mas alguém parecido com ele.' Ele, porém, dizia: 'Sou eu mesmo!' Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: 'Colocou lama sobre meus olhos,fui lavar-me e agora vejo!' Disseram, então, alguns dos fariseus: 'Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.' Mas outros diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?' E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego:'E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? 'Respondeu: 'É um profeta.' Os fariseus disseram-lhe: 'Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?' E expulsaram-no da comunidade. Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe:' Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele:' Quem é, Senhor, para que eu creia nele?' Jesus disse:'Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor'! E prostrou-se diante de Jesus. 
Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
Oração: A proximidade da festa da Páscoa leva toda a Igreja a se preparar com um grande retiro: a Quaresma. É sem perder de vista a grande Vigília Pascal onde o Aleluia será solenemente entoado no meio da assembleia litúrgica, a preparação remota é um convite à conversão, a mudar velhos conceitos, preconceitos e julgamentos. Entrar em Quaresma é seguir Jesus ao deserto, combater no seu combate contra o mal pela fé na obediência à vontade do Pai. 
Concedei-nos, Deus omnipotente, que, pela observância quaresmal, alcancemos maior compreensão do mistério de Cristo e a nossa vida seja um digno testemunho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário